Um verdadeiro discípulo de honra
Texto chave Lc 9:23-26
O que é tomar a cruz para você? Para Jesus foi sinônimo de humilhação, negação de si mesmo! Naquela época falar de Cruz era vergonha, é como se falasse de uma cadeira elétrica ou uma forca hoje. Só para termos uma noção as pessoas hoje carregam crucifixos em seus pescoços com orgulho, mas imagine essas mesmas pessoas carregando uma forca ou uma cadeira elétrica como pingente? Essa seria a comparação certa. Pois é naquela época Jesus disse que segui-lo era como matar a si mesmo, não literal mas o velho homem.
No verso 24 há um mistério, a vida verdadeira está embutida não nos prazeres do mundo mas na presença de Deus, Jesus não tira de nós o desejo e a oportunidade de vencer na vida, mas nos mostra que há coisas mais importantes que é segui-lo de todo o coração. A vida verdadeira só é ganha quando deixamos de quere-la só para nós e dedicamos para o Reino de Deus. Por isso há tantas pessoas doentes, pois quando conquistam algo se sentem frustradas, a felicidade parece passageira só até a conquista. O mistério está aí na conquista contínua, dia a dia se entregando a Cristo, suas vontades e colocando as vontades dele, essa é a verdadeira felicidade. Quando cumpro os mandamentos sou feliz com Jesus.
Jesus alerta no versículo 25 quem corre atrás demais do mundo aqui sofre danos. Já parou pra pensar que danos são estes? Te ajudo agora, são danos na saúde pois extrapolamos no trabalho, são danos espirituais, pois ficamos longe da comunhão com Deus, são danos emocionais, pois se estamos longe de Deus não ficamos parecidos com ele. Assim ficamos mais carnais, mais brutos, ferimos pessoas que tanto nos ama.
No livro de Mt 6:33 a palavra diz que devemos buscar o Reino de Deus sempre em primeiro lugar, mas parece que a humanidade se esquece disso todos os dias. Assim como príncipes do Reino de Deus devemos incansavelmente combater o mundanismo e implantar o Reino. Somos filhos idesistíveis.
Jesus no verso 26 lembra que o Reino quando é colocado em primeiro lugar ele mesmo nos honrará quando tivermos que entrar no reino eterno, ou seja quando morrermos temos uma herança por trabalharmos para ele, quando ele voltar que essa é a promessa do Rei que irá buscar a sua igreja, ele não envergonhará de nós. Então queridos temos que tomar nossa cruz, gastar tempo no Reino para não sofrermos danos, e para sermos seres de honra sempre devemos honrar nosso Rei eterno em tudo que fazemos. Agindo assim teremos um verdadeiro avivamento nos corações.